1 Leonardo Barbosa Silva
No Brasil existe um grande problema comercial relacionado à logística, que dificulta o escoamento da produção e também a entrada de produtos importados, tornando-se uma aresta para o crescimento econômico.
Para os neoliberais uma das explicações para o baixo crescimento econômico do Brasil está relacionados ao pouco investimento do governo em portos, estradas, linhas férreas e outros tipos de mecanismos que facilitem o escoamento dos produtos de um lugar para o outro. Resumindo “a união deve com o dinheiro público patrocinar a lucratividade da iniciativa privada”.
A Vale do Rio Doce, por exemplo, obteve um faturamento em 2010 de 30 bilhões,4 bilhões foram transformados em dividendos para os investidores e apenas 2% é pago em forma de royalties.Mas se recusa a investir 5% do lucro liquido, US$ 1,5 bilhões, em uma laminadora de trilhos no Brasil ,uma vez que os trilhos são importados da china.
Não precisa ser inteligente para sacar a lógica de exploração pela iniciativa privada, o superfaturamento das grandes corporações, a exploração dos recursos naturais, e a minúscula distribuição de renda.
O olho dos investidores, principalmente os neoclássicos nas empresas do Brasil, visa a principio questão de logística. A escassez desse elemento eleva os custos de produção e espanta os investidores. Entretanto fica clara a pergunta: por que o estado deve investir em infra-estrutura?
Alternativas
a) Gerar empregos
b) Crescimento econômico
c) Aumentar a qualidade de vida
d) Para aumentar o lucro das multinacionais
d) Para aumentar o lucro das multinacionais